Páginas

09/08/19

Coração dilacerado

Sardinha Niska 
2004 (?) - 9.8.2019

3 comentários:

Agridoce disse...

Já comentei no Facebook, já comentei no Instagram, e agora não resisto a comentar aqui, porque aqui ninguém nos ouve...

Ainda estava na cama quando vi o post do Instagram. Não quis acreditar, achei que estava a interpretar mal. Fui ao Facebook e confirmei o que preferia não ter confirmado.

Comecei o meu dia a chorar por uma gata que nunca vi. Pela solidariedade com uma Francisca que nunca conheci. Porque isto da Internet tem muitas coisas más, mas também tem este milagre de quase nos fazer acreditar que fazem parte das nossas vidas aqueles que nunca vimos. E a Sardinha fazia, também, parte da minha vida.

Acho que vim aqui parar há uns 8 anos atrás... Lembro-me do ritual da segunda feira de manhã, de vir ver a foto nova. Semana após semana. A Sardinha e os seus silly sleeps. Hoje revi o blogue de uma ponta à outra. E confirmei o que já sabia: a Sardinha teve uma vida tão feliz! Cada fotografia que lhe tiraste é só mais uma prova disso. Cada fotografia é uma pequena demonstração do quão amada e mimada ela foi. Caramba, a Sardinha teve uma sorte tremenda, quando a vida dela deu a volta que deu e ela entrou nas vossas vidas. No mundo silencioso dela, ela foi feliz. Muito feliz! E é só isso que nós podemos pedir para os nossos bichos! Que eles sejam felizes enquanto cumprem a sua missão na terra de nos fazer pessoas melhores. Porque fazem!

Um abraço e um beijinho. Não tenho forma de aliviar a tua dor, mas quero que saibas que lamento e que o meu pensamento está convosco e com os manos que, certamente, também sofrem com esta perda. Força!

franksy! disse...

Ai, Inês... isto custa tanto...


Obrigada pelo teu carinho. Senti-me abraçada por ti. És um amor!


Realmente, este é o nosso canto. Já poucas, ou nenhumas, pessoas aqui vêm. Mas foi o primeiro sítio onde partilhei a partida da Sardinha. Em honra a este lugar, que a deu a conhecer ao mundo. Em honra das pessoas, como tu, que aqui passaram algum tempo das suas vidas.

Vi o teu comentário logo no sábado, mas estive vários dias a tentar ser capaz de responder, porque esta reposta requeria mais de mim e tinha de te responder primeiro a ti.

E, de repente, o meu mundo voltou a desabar... O Camarão, o tigradinho só com um olho que se juntou à nossa vida há 2 anos, deu entrada nas urgências uma semana depois da Sardinha lá ter ficado... o meu mundo ficou em suspenso até há umas horas... O Camarão foi operado esta manhã. Uma cirurgia muito arriscada, que o podia levar embora... Não levou, ainda que também não lhe tenha resolvido o problema, que continua por compreender [os pulmões dele estão a falhar...]. Dentro de uma par de horas vamos ao veterinário tentar vê-lo, se já for possível, e tentar perceber melhor o quadro clínico. Mas neste momento, ao fim de muitos dias, consigo respirar novamente e consigo falar. E quis vir aqui responder-te.

Por isso, voltando ao teu comentário, não queria que chorasses, claro. Mas fiquei muito sensibilizada por partilhares a nossa dor...
Acho que a internet começou por ser feita por pessoas boas. Porque guardo muito de bom dos primeiros anos que por aqui andei. Graças aos meus blogues, fiz amigos que nunca vi, como tu... foram só 8 anos? Parecem-me muito mais...
Já não me lembrava que me obrigava a uma rotina de uma fotografia semanal, a sair de domingo para segunda, para me fazer fotografar e a dar aos fãs mais um sorriso.

Depois de ler o teu comentário, também fui ver o blogue de uma ponta à outra, para ver se também percepcionava a felicidade na vida da Sardinha. Percebi que sim... (e também percebi que dava títulos muito chatos e repetitivos às fotos...). Dá-nos um grande alívio sentir que foram felizes. Porque, realmente, eles dão-nos tanto, que é o mínimo que podemos fazer por eles... Apesar de tudo, a Sardinha teve muita sorte, porque, pelos menos 12, dos seus 15 (?), foram a fazer pessoas sorrir e terem uma vida mais cheia.

Obrigada pelo teu carinho. E lamento, mas vais ter de continuar a torcer por nós e pelo Camarão, que por muitas saudades que tenha da Sardinha, ainda vai ter de esperar uns anos para a ir chatear outra vez.

Um beijo muito grande e até já*



Agridoce disse...

Passaram duas semanas e imagino que não esteja mais fácil... Obrigada pelas tuas palavras e pelo teu cuidado a responder-me.

Tens razão, a Internet começou com pessoas boas, com partilha, com um ambiente que hoje já não é fácil de encontrar. Agora que penso nisso, talvez tenha sido há mais tempo, sim... O tempo passa e nem damos por ele.

Não imagino a tua dor, porque nunca tive o privilégio de viver tantos anos com um gato, muito menos com unpa Sardinha, mas dizem que o tempo ajuda.

Espero que o Camarão esteja melhor e já tenham percebido o que se passa. Estou a torcer por ele à distância.

Um grande beijinho

os amigos do Atum amigos da Sardinha serão!

[a antecâmara] * [a brincar com o feltro] * [adperpetuam] * [ A Lojinha Virtual da Associação Agir pelos Animais]* [amiguitos] * [ana magana]* [arandos vermelhos]* [banda estreita]* [bandida] * [bixinhos] * [bixus] * [blog dos bichos] * [blogatices] * [blogatices[II]] * [blogo para ti] * [cantinho da susana] * [cantinho dos miaus] * [cantos do porão] * [caos na cozinha] * [cartas, músicas e poemas] * [chá de contas] * [cinquenta e três] * [coisas] * [coimbra é uma lição] * [CONFRARIA DO ATUM] * [confraria dos totós] * [do RNA mensageiro para trás e para a frente] * [deae] * [desgovernados psicóticos] * [detesto sopa] * [do RNA mensageiro para trás e para a frente] * [electroestática] * [everyone wants to be found] * [ElMau] * [everyone wants to be found] * [foram-se os anéis] * [ektachrome] * [és linda.não mudes.continua assim. beijinhos...] * [escritonauta] * [falem-me de coisas] * [formiguinha atómica] * [fotografias do pedro] * [fragmentos de um sonho peregrino] * [gatilho] * [gatos e panos] * [gaveta] * [hotel california] * [ideias da vânia] * [inconfidências] * [intimidades] * [ipodquê?] * [isabelle chase otelo saraiva de carvalho] * [janelas grandes] * [juni mingau] * [kitschnet] * [letras e manias] * [linhas de cores] * [livro de cabeceira] * [macati] * [machina animata skellington] * [m bambi] * [maiúsculas] * [mesa de café] * [mia mia miau] * [[ momentos ]] * [maricota] * [mariela dias] * [my self and] * [my wasted blues] * [neurose semiótica] * [nita] * [o dia oportuno] * [ódio amor e palavras] * [o café dos loucos] * [o farol das artes] * [olharapo artesanato] * [o meu animal] * [o meu mundo é este] * [o sabor da cereja] * [pão de água] * [perdi o fio à meada] * [perdidamente...] * [post-it rosa] * [pulga morena] * [quentes e boas] * [querido diário] * [quentes e boas] * [queridos gatos] * [rebeldias sem causa] * [respirare] * [remark the cat] * [rodrigues] * [rosa dos ventos] * [salada de fruta com banana] * [Sarices Artísticas] * [spring talks] * [sulburbio] * [tarte de rabanete] * [teoria da evolução] * [the feline speaks] * [the parallel lines] * [três tristes almas contentes] * [é um mundo mágico!] * [era um mundo mágico!] * [under world] * [vai onde te leva o coração] * [vidro azul] * [wabi-sabi7] * [whattalife]* [wishes&heros] * [ya, pois é!]* [ele há dias felizes]* [croche em flor]* [lilica a gata]* [necessidades]* [alex prá mundial]* [copo de leite]* [kliinn]* [tentando tricotar]* [gomezzzweblog]* [outono frio de 2007]* [algo teu]* [coisas e coisinhas]* [entre linhas]* [bigodes ao relento]* [patas e patinhas]* [yellowastronaut]* [biancadarmas]*